quarta-feira, 20 de maio de 2020

Surtando em 3, 2, 1


Os últimos dias foram bem intensos e ainda não temos uma previsão de melhora.
A quarentena tem tido diversos impactos, bons e ruins.
Vi amigos dizendo que estão tendo mais tempo com os filhos. Outros, mais tempo consigo mesmo.
Muitos perderam empregos. Outros reduções de salários. E para quem não tinha emprego, o mercado de trabalho está tão ruim ou pior do que antes. 
Alunos da rede pública e privada estão tendo aulas on-line. Alguns tem computadores, a maioria não. 
Os pais estão descobrindo (essa sou eu) que jamais seriam professores na vida. Estou a beira da loucura. 
Estou trabalhando em casa, e como sou mãe solteira, estou dividindo meu tempo entre trabalhar e fazer dever de casa.
Porém, há quem descubra também que obviamente, a culpa não é do professor quando seu filho não vai bem na escola. Hoje eu quase chorei, literalmente, enquanto ensinava minha filha nas lições de casa. 
A paciência é uma virtude. 

Eu estou desabafando o que estou sentindo com a quarentena. Porém, sei que minha realidade não se compara nem um pouco com muitas famílias que não estão tendo pouco ou praticamente nada de ensino ou alguma “assistência” neste momento.
E o pior desta realidade: os números de pessoas mortas por esta doença é alarmante. Assustador.
No Brasil, poucas pessoas estão entendendo que precisam ficar em casa (claro, falo daquelas que realmente podem se isolar). O isolamento não é respeitado por completo. Há algumas pessoas que não querem usar as máscaras, outras fazem churrascos. Festas de aniversário.
Tivemos conhecidos que já faleceram por conta do Covid-19.

Imagine também a realidade de mulheres e crianças que sofriam abusos dentro de casa, e tinham a oportunidade de sair para fugir um pouco dessa realidade. Agora, não tem essa opção. 
Muitos tem a opção de se isolar. Mas e os porteiros dos prédios de classe alta, tem opção? A empregada doméstica? Os autônomos?
Acho que há o lado bom e o lado pior disso tudo. 
Vamos fazer preces e termos atitudes para que isso melhore a cada dia e possamos voltar a nossa realidade. Claro que para cada um, a realidade será totalmente diferente do que viviamos antes. 
Infelizmente ou felizmente, não podemos agir como se fosse um vídeo, que pausamos e depois retornar de onde paramos. 

E como está sendo sua quarentena?

Nenhum comentário:

Postar um comentário